post-566 imagem  27/06/2020   0

O Mercado Turístico

A Pousada Recando Indaiá, localizada na Vila da Gloria, no distrito do Saí em São Francisco do Sul em SC, está inserida em uma atividade econômica denominada como turismo, um setor que passa por muitas variações e inovações que estruturam ofertas de acordo com a demanda.

Como estamos localizados em um local geográfico fora dos grandes roteiros turísticos, precisamos entender como funciona essa demanda de serviços turísticos e como podemos oferece lo, atendendo a expectativa desses grupos de consumidores.

No mercado turístico a oferta do serviço de turismo, baseada na demanda, define os tipos de turismo existentes levando em conta aspectos geográficos, históricos, arquitetônicos, culturais, serviços públicos e privados, meios de hospedagem, alimentação e lazer.

Nossa região é muito rica nos aspectos culturais, históricos nas belezas naturais como praias, cachoeiras, florestas, baía, formando um conjunto maravilhoso de atrações naturais. Há também as atrações artificiais como a festa do camarão, carreatas dos tropeiros, passeios de barco e de caiaque pela baía, e a nossa rica gastronomia baseada em frutos do mar, passeios de bicicletas pelas ruas tranquilas da Vila da Gloria.

A demanda turística é representada pela quantidade de pessoas com tempo de lazer, renda disponível e vontade de viajar por tempo determinado pelas mais diversas intenções ou necessidades. Essa demanda turística pode ser classificada em Demanda Potencial e Demanda Real.

A demanda potencial corresponde ao número de pessoas que preenchem as condições de viagem como: tempo, renda disponível e vontade de viajar. A demanda real compreende todos aqueles que realmente viajaram para certo local.

Devemos nos unir, sociedade, poder publico empresários com o objetivo de definir um plano de trabalho para melhorar a oferta, em todos os aspectos, para atender melhor essa demanda que tende a crescer em nossa região.

Fonte: GONÇALVES, Maria Helena Barreto; CAMPOS, Luiz Claudio de A. Menescal; Introdução a turismo e Hotelaria. Editora SENAC. Rio de Janeiro, 2006.


Sem comentário

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta